Tatuí Cidade Ternura

-Que cidade é esta que chamamos carinhosamente de ternura? A ressonância real da cidade de Tatuí através da viva voz de seu povo.Um espaço de influências e formação,um centro de referências e valores.Um arquivo disponível à pesquisa e estudo

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil é gesto

 BRASIL É GESTO


Sou tão Brasil nesta semente que a terra guarda  dentro de mim
da vida,a força da minha gente
suas vozes que saem das casas,dos prédios e apartamentos
das casas sem teto,das casas de chão.
 temos mãos que agasalham em espírito  solidário
seguimos fazendo planos,sonhando com a casa nossa,
                        pagando imposto,pedágio,parcelas de prestação


O meu povo caminha dando duro na lavoura
trabalhando na indústria e no comércio
          enfrentando a jornada com suor e bom humor

E o que se espera ?
é o médico para o doente
serviços eficientes
Pátria é zelo pela saúde,acolhida aos idosos
remédios sem custo algum

Somos uma nação de terras em que a vista se estende longe
 se desdobra em verdes, em ricos rios, florestas vivas
              pássaros, onças do cerrado e Pantanal
                         rios de águas mansas,
      cachoeiras que se lançam sobre solo de cristal


 

                                   



         Somos uma nação de palavras que se dizem
no acento forte de Leste a Oeste e de Norte a Sul
     temos sotaques distintos e um jeito peculiar de dar um jeito
                 quando tudo parece desfeito
brasileiro  por natureza é um povo  simpático e hospitaleiro

 
Acredito neste Brasil
e no prenúncio de um futuro promissor

O que nos é caro e predileto:-
   é o respeito a vida
   a infância protegida
   o real valor da educação,
   escolas em todos os espaços
  professores respeitados,
  jovens preparados para assumir
 um lugar neste momento de desenvolvimento acelerado


Pátria é pai e mãe,
família
o pão nosso de cada dia
o trabalho de um por todos e de todos por um
é memória,cultura,cuidados
com o patrimônio público
com o lixo reciclado

Pátria é um sentir de alegria
o gol do Neymar,dos Ronaldos
o Grito ondulante das torcidas do Brasil em instinto de euforia
Pátria do Carnaval
de Parintins e Trio elétrico
Brasil que diz welcome,bem-vindos as Olimpíadas


Pátria nossa,Brasil é festa

Bandeira em cores  verde,amarelo,branco e anil
onde se adivinham cantigas e ritmos
um acorde alegre
tudo é Jobim
Caetano e Chico
nossa riqueza em prosa e verso
nossa liberdade em língua portuguesa


Nesta terra abençoada convivem rabinos, pastores, padres,bispos,
         fiéis de todos os credos pessoas de todas as cores
Somos uma mistura de raças
      e fé  que a esperança estende
Juntos comungamos a hóstia da vida
      A árvore verde que reza
     A pomba branca da paz


Meu País.Meu País é rico.
Sou brasileira desta terra afortunada.
O meu Brasil, já caminhei por ele longos trechos.
Já estiquei lugares em moradia.Já fui São Paulo,Minas Gerais,Goiás,Bahia.
O meu povo é feliz contudo é triste porque lhe roubam nas noites      
                                     a alegria dos dias



Pátria minha,amada, mãe gentil
 espoliada pela corrupção descarada
de filhos de cepa ruim
onde a cara de hoje já será a de outro amanhã.
onde o vício e a violência acontecem
e o jogo de empurra emperra  prevalece
este é o outro Brasil
O escuro,as trevas onde deveria ser Alvorada.
.

Brasil.
Quero vivê-lo em Ordem e Progresso

Brasil é gesto
.É o que me colhe e me enche de tamanho de raízes em terras e traço de destino.
São minhas serras,meus mares doces e quentes
meus rios e poentes
os divinos horizontes
brotados em sol do meu ventre
Brasil
minha gravidez de raça
meu parto de memórias
minha estância de história
meu estado de graça 


7 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Uma longa declaração de amor ao Brasil, Cris.
É muito bom e construtivo ler isto, principalmente numa época difícil, quando a corrupção atinge níveis muito altos.
Parabéns.

Beijos,
Jorge

Anônimo disse...

esta no favoritos vou acompanhar ...abraçs

via verso disse...

Também sigo acreditando, Cristina... Realmente, uma declaração de amor e esperança. Coisa rara, como disse o Jorge, em tempos onde a descrença nos valores e nas instituições parece ter tomado conta de todos. Bom mesmo ler isso... Uma lição. beijos!

nydia bonetti disse...

Via-verso sou eu, Cris. :)

Vanuza Pantaleão disse...

Ser brasileiro, um estado de graça.
Soubeste traduzir muito bem esse Brasil, minha amiga.
Beijos, Cris!

Jorge Sader Filho disse...

Volto para dizer que você cada dia está mais madura politicamente.

Beijos,
Jorge

Jorge Sader Filho disse...

De volta para te mandar um beijo.
Jorge