Tatuí Cidade Ternura

-Que cidade é esta que chamamos carinhosamente de ternura? A ressonância real da cidade de Tatuí através da viva voz de seu povo.Um espaço de influências e formação,um centro de referências e valores.Um arquivo disponível à pesquisa e estudo

domingo, 22 de maio de 2011

Olá somos tatuianos-cristina siqueira entrevista Therezinha Phols




Professora Therezinha J. C. Phols nasceu em Tatuí, apaixonada pela cidade, é fundadora e administradora do grupo do Facebook “Olá Somos Tatuianos”. Formou-se em magistério na Escola “Fernão Dias Paes”, em Pinheiros, São Paulo. Estudiosa, sempre aprendeu através de leituras, é autodidata. Dona-de-casa, criou três filhos, dedicando-se às tarefas que o lar exige e que não são poucas.

Mãe do Marco Túlio Phols, de 39 anos, do Flávio Augusto Phols, 38 anos, e da Adriana Patrícia Phols, 33 anos. Therezinha é avó do Victor, de 13 anos, da Sofia, de 9 anos, da Ana Beatriz, de 8 anos, e do Arthur, de 4 anos.

Há 38 anos, Therezinha mudou-se de Tatuí para São Paulo, onde reside atualmente, mas continuou em contacto com os familiares e amigos aqui da cidade.

Os laços familiares sempre a trouxeram de volta a Tatuí.

Como surgiu a ideia de criar o grupo “Olá Somos Tatuianos”?

Eu tenho contato com quase 3.000 pessoas no Facebook, e mais ou menos 800 pessoas são de Tatuí. Então, pensei em abrir um grupo só para tatuianos, onde cada um conta a sua história, deixa seu recado. Tentei assim preservar a história da minha cidade e a nossa própria história.

Como você faz a seleção de temas e pessoas - o que pode e o que não pode?

Os temas são diversos, dou alguma sugestão e cada um posta o que sente. Às vezes, aparecem comparações com outras cidades. Como mediadora, eu excluo comentários políticos, religiosos, de futebol e palavrões.

Em “off”, dou uma advertência a quem não segue estas regras, e, se a pessoa persistir, posteriormente, eu deleto mesmo. O tema é Tatuí e tudo que envolve os tatuianos. Anúncios eu limitei para uma vez por semana - podem postar doações, blogs, trabalhos, notícias, trocas, eventos, agenda de bazares em prol de entidades filantrópicas.

Dizemos que o baiano é um sossego só, o paulista agitado, e por ai vai. E o tatuiano, como você define o tatuiano?

O tatuiano é um ser sossegado, alegre, acolhedor e solidário. É um povo de boa-fé, o que acarreta, por conta disso, perdas irreparáveis. É um povo até inocente.

Nascida em Tatuí, criada aqui, você vive há 38 anos em São Paulo. Qual é a sua visão daí para cá?

A felicidade é uma cidade pequenina. Tatuí é cheia de encantos e belezas naturais e próxima a São Paulo. Tatuí é a minha cidade, onde eu posso conversar na esquina com amigos, eu demoro mais de uma hora para atravessar a Praça da Matriz toda vez que eu vou ai, a passeio. Encontro conhecidos, amigos, e isto não existe em São Paulo e em lugar nenhum. É só na terra da gente que acontece isso.

O que te encanta em Tatuí?

Tudo me encanta.

Até as árvores, as flores das árvores, o céu azul estrelado, o pôr e o nascer do sol lá no alto da vila Brasil. Morei no edifício “Clóvis dos Santos”, no 15o andar, e, de lá, eu apreciava o mais lindo pôr-do-sol - a minha visão alcançava até quase Itapetininga. Adoro a comida, os doces e os sorvetes de Tatuí, que não existem em lugar nenhum do mundo.

Qual a época que deixou saudade?

A minha adolescência deixou saudade, junto aos meus irmãos, amigos, primos. Os bailes no Tatuiense, as serenatas e o Clube de Campo, quando tinha o lago e uma pequena piscina. Eu chamo de anos dourados.

Uma característica interessante do grupo “Olá Somos Tatuianos” é “não ter vínculos políticos, um espaço isento”. Então, lanço a pergunta a você e ao grupo. O que Tatuí precisa para se desenvolver, para girar e fazer acontecer? Tudo está bom? O que precisa melhorar?

Tatuí está bem, se desenvolvendo como toda cidade de interior, mas a situação hospitalar é periclitante. O trânsito de bicicletas e motociclistas está sem disciplina, é preciso atenção para conduzir esta questão de outra maneira e resolver o problema.

Cada cidade carrega em si um leque de peculiaridades. O que nos torna um “povo tatuiano”? O que é próprio da cultura “pé vermeio?

O sotaque do tatuiano é diferenciado. Há muitos anos, o “pé vermeio” era pejorativo, significava o pé sujo de barro vermelho de uma cidade que não era calçada. O que não entendo é Tatuí não ser referenciada no “Guia Quatro Rodas”, tendo em vista o número de habitantes e a importância do Conservatório, que é divisa para a cidade.

Nos últimos tempos, a cidade cresceu, principalmente na periferia, como anda acontecendo em cidades do interior do Estado, e, com este fenômeno, a cultura de raiz se perde, a memória se dissolve no ar. Percebo que o grupo se empolga e envia fotografias de várias épocas. Acredito que este material pode se tornar um acervo importante. Neste sentido, como você pensa em organizar este material? O que você precisa?

Este pequeno acervo já existe pela obra de Erasmo Peixoto, mas muitas pessoas postam fotos próprias, fotos atuais. Através do grupo, tenho reencontrado tatuianos da época da juventude. Foi o caso da Luisa Moreira, que é minha vizinha há dez anos em São Paulo e nunca nos cruzamos.

Quem é a There Phols? Qual o projeto que não te sai do pensamento? O que você gosta de fazer?

Eu sou uma mãe, avó de bem com a vida, muito feliz. Sou uma pessoa simples, alegre, otimista, gosto de música e leituras informativas.

Eu sempre tive em mente que lares autênticos não se improvisam. Este foi meu único projeto de vida, e deu certo.

Formei meus filhos, e me sinto orgulhosa de vê-los bem-sucedidos, todos Phd; - um assessor da presidência do TRT (Federal); o outro é assessor da vice-presidência do TRT (Federal), ambos juristas e concursados. Minha filha seguiu o campo da pesquisa científica. Os três são músicos formados, e foram alunos do maestro Antenor Buchala, esposo de Laila, que dava aulas em casa quando morávamos em Tatuí.

:-: Jogo Rápido :-:

Computador - Sabendo usar, o melhor meio de comunicação.

Praça da Matriz - O cartão postal da cidade.

Interesse por - Jesus Cristo e seu Evangelho.

Sobra tempo para - Eu faço sobrar tempo para viajar.

Bacana - Amar ao próximo como a si mesmo.

Do tempo de... - Agora é o melhor tempo da minha vida. Parece um milagre que eu cheguei até aqui. Cada dia de vida, para mim, é mágico.

Cine São Martinho - Meu primeiro beijo com o grande amor da minha vida, o pai de meus filhos, assistindo Romeu e Julieta.

Não gosto - Fofoca e hipocrisia.

Meus filhos e netos - Minha coroa e meu orgulho.


Uma mensagem

“O tempo é o senhor da razão.”

:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:

Therezinha,

Você é uma mulher singular, de espírito aberto, que experimentou as alegrias e durezas do trajeto da vida e agora está ai, fazendo acontecer Tatuí em uma rede social, sendo mãe dedicada e vovó feliz.

Com admiração.

Cristina Siqueira


3 comentários:

Vanilda Fiuza disse...

There adoro vc e adorei sua entrevista que expressa perfeitamente o pulsar de um coração tatuino.. Agora conheço mais do perfil, da personalidade e da pessoa determinada que és! Parabéns pelo exemplo de mulher vitoriosa e guerreira… linda espontânea descontraída, alegre, expressiva, radiante inteligente.
Que o Senhor Jesus, venha te revestir, Te abençoe e te faça frutificar muito.
Porque tu és um Carvalho de Justiça! Tome posse dessa palavra em nome de JESUS CRISTO. Gloria a DEUS pela sua vida e de toda a sua família. Assim seja….
Bjos e abraços querida amiga...

teliana2 disse...

Estou muito comovida com o carinho e apôio dos amigos.Vanilda meu anjo,eu recebo suas palavras e agradeço.
Nada fazemos sozinhos, somos parte de um todo,cada qual com seu talento e função.Desde a areia até os tijolos, em uma construção!Precisamos ser muito unidos....Deus nosso Pai e Ajudador conosco,Nele faremos proezas!À Deus toda glória!Um grande abraço à todos!

sherlina halim disse...

Pengen yang lebih seru ...
Ayo kunjungi www.asianbet77.com
Buktikan sendiri ..

Real Play = Real Money

- Bonus Promo Red Card pertandingan manapun .
- Bonus Mixparlay .
- Bonus Tangkasnet setiap hari .
- New Produk Sabung Ayam ( minimal bet sangat ringan ) .
- Referal 5 + 1 % ( seumur hidup ) .
- Cash Back up to 10 % .
- Bonus Royalty Rewards setiap bulan .

Untuk Informasi lebih jelasnya silahkan hubungi CS kami :
- YM : op1_asianbet77@yahoo.com
- EMAIL : melasian77cs@gmail.com
- WHATSAPP : +63 905 213 7234
- WECHAT : asianbet_77
- SMS CENTER : +63 905 209 8162
- PIN BB : 2B4BB06A / 28339A41

Salam Admin ,
asianbet77.com

Download Disini