Tatuí Cidade Ternura

-Que cidade é esta que chamamos carinhosamente de ternura? A ressonância real da cidade de Tatuí através da viva voz de seu povo.Um espaço de influências e formação,um centro de referências e valores.Um arquivo disponível à pesquisa e estudo

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tatuí,minhas raízes







Período Sabático
Quarta carta-

Plantação de laranjas,estrada bonita de Sorocaba à Tatuí.Àreas cultivadas,bois pastando.Torrões de terra vermelha,capões de mato.
Rosas cor de rosa de Santa Therezinha,aquelas de pétalas firmes de textura de seda,observo no jardinzinho de uma casa.Coisa mais linda,casas com jardinzinho,varanda e xaxins de fartas samambaias de regas diárias.Grades baixas como se ladrões não existissem e o tempo passasse só de mentirinha..
Viajo de ônibus, esta estrada é meu caminho da roça e agradeço por estar melhor, sem buracos e com bom acostamento. No ipod ouço Donna Summer,Last Dance,coincide com sua partida desta vida, lhe presto adeus,memória de festas,de dança e muita liberdade para soltar a mulher feliz que me habitava e precisava viver,que tinha urgência em ousar  figurino.Como  adorava a produção da noite!Em Tatuí tudo acontecia, a gente tinha tempo para tecer desejos e não dormir por segredinhos deliciosos de coisas que ninguém podia saber e que todo mundo sabia porque em Tatuí sempre foi assim:Todo mundo sabia e fingia que não sabia.
E as noites loucas se faziam no Tro-lo-ló , era ES-FU-SI-AN-TE,uma referência que revelava o animo e a disposição para a festa,o chique,o enredo na madrugada.Noites emocionantes comandadas por Rizek.Gostoso de lembrar.
O povo bonito se arrumava no Luís Duarte,lá acontecia  de tudo,a festa antes da festa.Beleza era um estado de ser e era fundamental.Eu vendia roupas trazidas de Minas Gerais , São Paulo e de viagens ao exterior.Existia exclusivo,singular,personalíssimo,cada peça de roupa trazia em si uma história de um lugar ,de um tecido,uma assinatura e ai nós Rolando Soares,e depois Silvia Franco pensávamos o que vestiria quem.Os clientes tinham conta que eram registradas em um caderno preto e acertadas por mês ,religiosamente.Se pensava em dinheiro,mas por último,em primeiro lugar estava a vontade de agradar e de vestir bem.Mas não era só um Salão de Beleza e uma Boutique,era um ponto de encontro,um espaço que referenciava moda cultura,estilo,tendências,modernidade.Era ali que se juntavam as pessoas mais interessantes,qualquer que fosse a expressão que os revelasse..
O processo para se ter estilo é longo e apurado penso que é assim,as pessoas hoje,escravas da pressa acontecem rápido ,tem atitudes mas não estilo.Minhas referências são mais raras e emocionantes.Tempo para mim significa ouro,calma,muita calma.Dinheiro que seja para garantir uma existência tranquila pois sei quanto custa um bom plano de saúde,um carro que não tenho custa mais que eu ,a manutenção de uma casa como deve ser come os ossos,depender ou se deixar sugar pelos outros produz câncer assim como relações tóxicas envelhecem e desvitalizam.
Sei que viver é caro.
Este é o dilema.
Esta é a crise do mundo moderno.
Somos determinados pelo tamanho da conta corrente.
Chego a Tatuí. 1H de estrada.Rodoviária feia.Taxi R$15,00 ,sem taxímetro.
-E me pergunto:- Onde foram parar as ideias inteligentes?-As pessoas não conseguem nem mais completar um pensamento.
Até em casa é um pulinho.
Placa de Vendo. Placa de Alugo.
Na verdade especulo.Busco negócios ,foco e direção.Quero entender o comércio da cidade.
Preciso entender os meus números,com que realidade eu posso contar para seguir em frente.
Desço a bagagem,meus livros,a rua movimentada a esta hora do dia.
A casa,a minha casa é linda.Abro as janelas,destaque para o verde que Eliana tratou de cuidar enquanto eu viajava e agora me recebe exuberante a despeito da camada de pó que envolve tudo.A luminosidade da tarde é cálida e gostosa.A casa é solar,saudável,arejada.Gosto de ir mas gosto muito de voltar.Gosto deste lugar agora vazio de mim.Pé direito alto,os pensamentos voam,largo-me sobre o sofá,conduzo a mente ao descanso.
Secretária eletrônica desligada,cansou,esta muda,se sentiu aborrecida com os telefonemas de telemarketing descarados.Sinto falta de conversar ao vivo com amigos de verdade,com gente de carne e osso.Quero abraços,festa  de sinceridade.
-Será que o afeto foi abreviado?
Morar no centro é uma delícia ,estou a bons passos da  Padaria X V e é para lá que vou.No caminho,em frente ao Hotel Del Fiol encontro com Ana Fogaça que abraço bom! Que saudade!Enroscamos para contar de filhos e netos,quer coisa melhor?-acertar com amiga sabores e dissabores para encontrar o ponto da receita?
Com Cássia Guidon curto um café num tom nunca superficial ,virginianas que somos.Falo com ela que vivo um momento de experimentar a vida ,de me permitir fazer o que quero para ver onde vai dar.A palavra é saborear,experimentar.Nos despedimos assim.
E no banco da Praça ,em frente a Igreja da Matriz tiro um dedo de prosa com Rivaldo Nogueira que me conta de seu último trabalho.Ele esta feliz.Fico feliz por ele.Adoro trocar figurinhas com Rivaldo ele sabe muito de teatro,literatura,arte,é critico,e olho para ele e o vejo bem ,com semblante jovial.Seu tempo é outro.Tem um moço que faz cinema,e que quero conhecer e assim Tatuí vai ficando em mim.
Filmes e arte ,só em Tatuí,perto de casa,volto com três filmes incríveis.Adorei Paris à meia noite do Wood Allen.Depois o dia seguinte,Café Canção ,jornal Estadão e claro que Caderno 2 Lilian,Isaura,Cecília e filha,José Erasmo e o convite para ir vê-lo tocar e as bandas de Jazz,MPB,Bossa e Rock no show da Amart ,manhã de outono,azul.
Laila Assef,minha amiga de Trancoso chega em Tatuí  pela primeira vez,cheia de saudade,sorriso lindo e histórias prá contar.Laila é artista e se prepara para uma exposição em São Paulo .Irei escrever  um texto   de apresentação de seu trabalho, e um roteiro para um clipe.De repente  quero tudo ao mesmo tempo falar,ouvir,conversar, mostrar a cidade,apresentar os amigos . A convite de Lisa almoçamos no  Ópera Mix  ,a casa cheia,sucesso de verdade.Fico feliz ,são cinco anos  de conquista e crescimento,me lembro como se fosse hoje do dia em que fui convidada para assinar o conceito e a decoração do lugar. Gláucio apostou na cidade e deu certo .O Ópera apresenta uma excelente cozinha,afinado serviço e clientela fiel.Laila ,que foi dona do badalado bistrô Adipe em Trancoso adorou o  espaço e o cardápio .Depois passeamos pela cidade e fomos até o Condominio Bosques do Junqueira .
Para entrar no clima da hospitalidade e do humor tatuiano ,uma das principais qualidades do povo daqui tem que se passar pelo salão do Luiz Duarte.Passamos a  tarde  aos cuidados do Luiz fazendo a produção para a noite.A sala de maquiagem ao mesmo tempo clássica e de vanguarda  oferece relax e inspiração ,o que Luiz executa é arte.Ensina truques,comenta sobre melhores marcas e o que há de novo no mercado de cosméticos.Sua maquiagem é perfeita. Cafezinho servido pela Karine a todo o momento,flores frescas,música da melhor qualidade.Vinícius modela as madeixas.
Encontro com Maria José ,apressada em seus deveres de primeira dama.A noite haverá o casamento comunitário de 48 casais.Gosto muito de Maria José,admiro seu trabalho fortemente focado na solidariedade social.
 A festa da AMART foi um sucesso.Revi amigos ,a cada um uma história.Beto Porva,notícias de Tânia Leite,Zé Erasmo e Banda que animaram a festa,depois Pedro ,doce e sedutor  de quem eu estava morrendo de saudade ,e  Banda  deram um show de ginga com sambinhas  gostosinhos,bossa nova,e uma música de sua autoria Cisne Negro ,Guido sempre arrasa e é esperado,Daí teve Rock com banda forte- Raquel  Fayad  e Davidson em mais um perfil multi com a banda Caixa Mágica.Veridiana Petinelli e Mingo fazendo as honras da casa.Estava tudo ótimo.Exposição de arte,Carmelina,Marli Fronza,Choupana bar é casa de artistas.
Tudo muito divertido,o café na Padaria  XV e mais tarde a deliciosa lasanha na casa de Marilda Serrão,revi Deise e Denise,como a gente se gosta.Tatuí  tem um DNA grifado que contagia quem passa por aqui e conhece estes lugares e estas pessoas  e leva a voltar e a voltar e a voltar sempre.Tatuí  ,minhas raízes.

4 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Fico surpreso, Cris, com a sua vitalidade e disposição. Vida intensa, mas calma e produtiva, com muitas amigas e amigos.
Sabe viver!

Beijos,
Jorge

Jorge Sader Filho disse...

Voltando para cumprimentar a amiga Cristina.
Abraço.
Jorge

Jorge disse...

Lindona...

sherlina halim disse...

Pengen yang lebih seru ...
Ayo kunjungi www.asianbet77.com
Buktikan sendiri ..

Real Play = Real Money

- Bonus Promo Red Card pertandingan manapun .
- Bonus Mixparlay .
- Bonus Tangkasnet setiap hari .
- New Produk Sabung Ayam ( minimal bet sangat ringan ) .
- Referal 5 + 1 % ( seumur hidup ) .
- Cash Back up to 10 % .
- Bonus Royalty Rewards setiap bulan .

Untuk Informasi lebih jelasnya silahkan hubungi CS kami :
- YM : op1_asianbet77@yahoo.com
- EMAIL : melasian77cs@gmail.com
- WHATSAPP : +63 905 213 7234
- WECHAT : asianbet_77
- SMS CENTER : +63 905 209 8162
- PIN BB : 2B4BB06A / 28339A41

Salam Admin ,
asianbet77.com

Download Disini